QUAL A DIFERENÇA ENTRE MARCA E PATENTE?

MARCA é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. Em outras palavras, podemos dizer que uma marca é a representação figurada de um produto ou serviço (NOME FANTASIA).

PATENTES são invenções (produtos) de criação própria, na qual esta invenção seja útil à sociedade. A patente deve preencher os requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial, ou seja, deve ser um produto diferente dos demais que já existem no mercado. O sistema de patentes é o direito de impedir que terceiros explorem essa invenção sem consentimento do inventor.

Exemplo de Marcas

Exemplo de Marca Figurativa

Exemplo de Patentes

O 1° telefone e suas inovações
Urna Eletrônica - Patente Brasileira
A bicicleta e suas evoluções

Além disso, temos o registro de DESENHO INDUSTRIAL, que é a forma ornamental de um objeto ou o conjunto ornamental de linhas e cores que possam ser aplicados a um produto, proporcionando resultado visual novo e original na sua configuração externa e que possa servir de tipo de fabricação industrial.

cokebottle2
A garrafa PET da Coca-Cola
Embalagens de Perfume

Agora que você já entendeu a diferença entre Marca e Patente

solicite o seu orçamento.

REGISTRO DE MARCAS
REGISTRO DE PATENTES