PATENTE

O que é Patente?

A patente é um título de propriedade temporário outorgado pelo estado, por força de lei, que confere ao seu titular, ou seus sucessores, o direito de impedir terceiros, sem ou com consentimento, de produzir, usar, colocar a venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ou processo ou produto obtido diretamente por ele patenteado.

Quando o interessado deposita um pedido de patente ele passa a usufruir uma expectativa de direito.  O direito exclusivo do titular nasce apenas com a concessão da patente, formalizada pela expedição do certificado intitulado como Carta-Patente.  Só a partir da concessão, o titular poderá impedir que terceiros não autorizados por ele deixem de fazer as atividades que lhe são provadas, sob pena de sanções civil e penal, de acordo com as prerrogativas e limitações previstas na legislação.

A Lei da Propriedade Industrial prevê a concessão de PATENTE DE INVENÇÃO, de MODELO DE UTILIDADE ou a concessão de DESENHO INDUSTRIAL.

Uma invenção é patenteável quando atende simultaneamente aos três requisitos básicos:

Novidade

Atividade Inventiva

Aplicação Industrial

O registro de Patente é válido apenas no território nacional.

Tem uma invenção e quer protege-la? Solicite o nosso orçamento sem compromisso preenchendo o formulário abaixo:

Solicitação de Orçamento para Registro de Patente

*Preencha todos os campos para que possamos retornar seu contato.